Notícias



Belo Monte é inaugurada pela presidenta Dilma Rousseff - 06/05/2016


Autor: Norte Energia

          A Usina Hidrelétrica Belo Monte foi inaugurada no dia 05/05 com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e o presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo. Entraram em operação comercial, em abril, duas turbinas que produzem juntas 649,9 MW,  uma na Casa de Força Principal, em Belo Monte, apenas 20 dias depois da data prevista no contrato de concessão e uma na Casa de Força Complementar, no sítio Pimental.


         Presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo, presidenta Dilma Rousseff e autoridades inauguram as primeiras turbinas de Belo Monte.

         “Belo Monte é um complexo de obras ímpar no setor elétrico brasileiro e no mundo. Um dado importante é que essa usina (Sítio Belo Monte), com as maiores máquinas, entramos com a geração comercial apenas 20 após a data prevista no contrato de concessão. Gostaria de fazer uma referência as mais de 30 mil pessoas que aqui trabalharam dia e noite, com todas as dificuldades. Aqui rendemos nossa homenagem a essas pessoas”, declarou o presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo.






Hidelétrica do Belo Monte - 26/02/2015


Fonte: Blog Belo Monte


Transportando o coração da usina


          A Hidrelétrica Belo Monte, que já tem 70% das obras civis concluídas, vive agora a chegada das monumentais peças das turbinas à região do Xingu. A mais recente delas, um rotor de 320 toneladas, viajou 5.269 quilômetros, de Taubaté (SP) a Vitória do Xingu (PA). Ao chegar, pelas águas do Xingu, à Estação de Transbordo de Carga do Sítio Belo Monte, ela precisou ser retirada da balsa e colocada em uma carreta de 256 pneus. Foi aí que entrou um personagem essencial nessa operação de transporte: o operador de ponte e de pórtico rolante Junivaldo Ferreira, 38 anos. É ele que iça as peças da balsa e as coloca em carretas.